Noite de Coquetel com Anna Bella Geiger marcou a celebração da décima edição do Rio Open em 2024

Na noite desta quarta-feira (7), a artista Anna Bella Geiger, ícone das artes plásticas do Rio de Janeiro e responsável pela arte que ilustra o pôster da 10ª edição do Rio Open, maior torneio da América do Sul, esteve presente na exposição do evento que aconteceu no 1º andar do Shopping Leblon, onde recebeu convidados e entusiastas do esporte. O evento reuniu amantes do tênis, das artes e da cultura em uma atmosfera de celebração única. A peça será exibida durante todos os dias da competição, que acontece entre os dias 17 e 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.

Na obra especialmente produzida para o Rio Open 2024, Geiger utiliza as cordas de uma raquete de tênis para reproduzir o mapa-múndi, simbolizando o caráter internacional do torneio. Ela dará vida ao pôster oficial do ATP brasileiro e à produtos personalizados do evento disponíveis na La Boutique, loja do torneio;

Em um momento tão especial, a presença e contribuição da renomada artista plástica eleva o evento a um patamar de grande significado. “Com toques delicados, característica de sua arte, Geiger imprime um significado único ao poster deste ano, consolidando a sinergia entre esporte e arte, e reafirmando sua posição como um dos eventos mais notáveis e culturalmente enriquecedoras do calendário esportivo”, afirma Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.

A noite de coquetel foi uma oportunidade única para os amantes das artes e do esporte se encontrarem e celebrarem a edição especial de 10 anos do Rio Open. Estiveram presentes grandes nomes como Carlos Vergara, Raul Mourão e Barrão, que já deixaram suas assinaturas nos pôster das edições passadas, contribuindo para a fusão única entre esporte e arte.

Bio Anna Bella Geiger

Pintora, gravadora, desenhista, artista e professora. Com formação em língua e literatura anglo-germânicas, inicia, na década de 1950 seus estudos artísticos no ateliê de Fayga Ostrower (1920-2001). Entre 1953 e 1955, vive em Nova York, onde frequenta as aulas de história da arte com Hannah Levy no The Metropolitan Museum of Art – MET (Museu Metropolitano de Arte), na New School For Social Research e, como ouvinte, Art and Sociology na New York University. Retorna ao Brasil no ano seguinte. Entre 1960 e 1965, participa do ateliê de gravura em metal do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ, onde passa a lecionar três anos mais tarde. Em 1969, novamente em Nova York, ministra aulas e expõe na Columbia University. Volta ao Rio de Janeiro em 1970. Em 1982, recebe bolsa da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, em Nova York. Publica na Funarte, com Fernando Cocchiarale (1951), o livro Abstracionismo Geométrico e Informal: a vanguarda brasileira nos anos cinquenta, em 1987.

Sua obra é marcada por uma poética diversa onde utiliza a exploração de novos materiais e suportes. Nos anos 1970, passa a usar a fotogravura, xerox, Super-8, vídeo e volta à pintura. O seu maior interesse é pelo sistema cartográfico e geografia, que a leva a empregar novos materiais no que denomina de Fronteiriços, como o uso da encáustica em gavetas de ferro antigas, e obras em formas ovais forradas que denomina de Macios. Considera a experimentação como única forma do artista atuar.



Sobre o Rio Open

O Rio Open 2024 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, Black Princess, Engie, Betway, Emirates e Herbíssimo. Também com as empresas Rolex, KIA, B3, EMS, Star+,Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, New Holland, RedeDor, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Cremer, Shopping Leblon, ALLOS e Grey Goose.

A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.

O evento conta ainda com parceria do Jockey Club Brasileiro e Prefeitura do Rio. O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.

O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

A Lei de Incentivo ao Esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento e inclusão social que ajuda a levar a prática esportiva ao cidadão por todo o estado do Rio.