O evento ocorreu entre os dias 18 e 26 de fevereiro de 2023, no Jockey Club Brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro, repetindo o sucesso das edições anteriores. O Rio Open 2023 teve a participação de 66 atletas profissionais, sendo 47 na chave principal, e os demais no qualificatório. Ao todo foram 19 países disputando os jogos da chave simples e chave duplas. O Rio Open 2023 é uma etapa da ATP World Tour 500, sendo um dos mais importantes torneios de tênis do mundo e o mais importante da América do Sul. Foi realizado o total de 61 jogos no torneio de altíssimo nível, divididos entre:
- 12 qualificatório simples;
- 3 qualificatório duplas;
- 27 chaves principal simples;
- 15 chave principal duplas;
O evento contou com um público de aproximadamente 63 mil pessoas que curtiram dias de muita emoção e adrenalina e puderam desfrutar de um evento de padrão internacional.
Nesses nove anos de Rio Open, já passaram pelas quadras de saibro do torneio grandes nomes do tênis: Rafael Nadal, detentor de mais de 90 títulos nível ATP; David Ferrer, que já ocupou a 3ª posição do ranking mundial da ATP; Tommy Robredo, ex top 5 do ranking mundial da ATP; Fabio Fognini, detentor de 5 troféus em simples e 4 troféus em duplas por torneios ATP; Além de Carlos Alcaraz e Matteo Berrettini, 2º e 20º lugar no ranking da ATP. (Segundo ranking mundial consultado em 10/05/2023.)
O inglês Cameron Norrie foi o grande campeão do torneio, e o espanhol Carlos Alcaraz ficou com o vice‐campeonato. Nas duplas, os argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni levaram o título contra o brasileiro Marcelo Melo e o colombiano Juan Sebastian Cabal.
O título do Rio Open é o primeiro de um ATP 500 de Norrie e o quinto da carreira dele. Os 500 pontos de premiação fizeram ele subir uma posição no ranking, passando para 12º no mundo. Pela quarta vez, o Brasil ficou com o vice‐campeonato nas duplas. Melo também perdeu a decisão de 2014 ao lado do espanhol David Marrero. No ano passado, Bruno Soares e o britânico Jamie Murray ficaram com o vice, assim como aconteceu com a parceria 100% brasileira, formada por Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva, em 2019.
Durante a edição tivemos a despedida de Thomaz Bellucci, o segundo melhor jogador na história do tênis masculino brasileiro, atrás apenas de Gustavo Kuerten, recebeu um convite da organização para se despedir da raquete no Rio Open, e, após a partida, recebeu uma placa como reconhecimento por sua carreira das mãos de Ricardo Acioly, diretor de Relações do torneio. O Rio Open fez um vídeo com grandes momentos de Bellucci em quadra e depoimentos de jogadores, ex‐jogadores, familiares e amigos, entre eles Gustavo Kuerten e Bia Haddad Maia. Bellucci se emocionou e chorou ao falar sobre a homenagem.: “Sou um grande privilegiado de representar o Brasil, de receber o carinho da torcida por tantos anos”.
O Rio Open 2023 apoiou vários projetos sociais como Escolinha de Tênis Fabiano de Paula, Instituto Futuro Bom, Nero, Projeto Paraty Tenis, Tenis Legal, Projeto Tenis na Lagoa, Escola Municipal Juan Montalvo e GEO Santa Cruz, fazendo com que crianças e adolescentes participassem do evento, interagindo com o mundo do tênis. Também foram realizadas doações de materiais utilizados no torneio, bem como materiais que por algum motivo não foram utilizados (sobras), evitando assim o desperdício e ajudando a quem precisa. Foram doados para os projetos sociais apoiados pelo Rio Open materiais como bolas de tênis novas, bolas de tênis usadas, raquetes e saibro.
O torneio garantiu a acessibilidade às pessoas com deficiência e idosos. Foram garantidos no evento todos os critérios da Lei Federal n°10.098/2000, do Decreto n°6.180/2007, e no plano de trabalho do projeto, disponibilizando rampas com corrimão de acesso, banheiro com portas largas e espaço ampliado, lugares específicos em arquibancadas, estacionamento e carrinhos de golfe para locomoção das prioridades.
O Rio Open 2023 teve uma repercussão positiva na mídia, sendo transmitido para mais de 100 países, e mais de 4.900 citações em jornais, revistas, blogs, rádios e mídia em geral, o que traz grande exposição e visibilidade para a marca do governo e suas políticas de fomento.