Cilic, Fognini e Verdasco estreiam com vitória na primeira rodada do Rio Open

O croata Marin Cilic, cabeça de chave número 1, iniciou sua participação no Rio Open apresentado pela Claro da melhor maneira possível, com uma vitória tranquila, na noite desta segunda-feira. O número 3 do ranking mundial, vice-campeão do Aberto da Austrália-2018, derrotou o argentino Carlos Berlocq por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. O próximo adversário sairá do confronto desta terça, entre o francês Gael Monfils e o argentino Horacio Zeballos. O primeiro dia do maior torneio de tênis da América do Sul teve bom público nas quadras do Jockey Club Brasileiro e circulando pelas alamedas do Leblon Boulevard. Os brasileiros Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva, convidados pela organização, caíram na estreia. Já o espanhol Fernando Verdasco, cabeça de chave número 8, venceu duas vezes – nas simples e nas duplas. Os ingressos do Rio Open estão à venda no site www.tudus.com.br/rioopen . Os dias 23 e 24 já estão com ingressos esgotados.

Ambientado com o Rio, depois de ter a oportunidade de subir ao topo do Cristo Redentor e de desfilar na Sapucaí, o simpático Cilic só teve dificuldade no primeiro game da partida. O campeão do US Open 2014 saiu sacando e viu Berlocq fazer 0/40. Mas recuperou-se para confirmar o saque, e dominar a partida até o final. O croata impôs seu jogo, dominando os pontos, e colocando para correr de um lado para o outro Berlocq, número 139º do mundo e que veio do qualifying.

“Acho que foi uma boa estreia, meu primeiro jogo no saibro na temporada, serviu para eu me acostumar ainda mais com as condições daqui, sentir a bola. Sei que não joguei super bem, mas acho que foi uma boa estreia. Nos momentos complicados soube me impor, ser ofensivo e controlar a partida”, disse o vice-campeão de Wimbledon, no ano passado.

O croata disse que está se sentindo muito bem na cidade. “O hotel é em frente à praia, então quase todas as manhãs tenho ido. Ainda não nadei, mas vejo as pessoas jogando futevôlei, surfando, é muito relaxante”.

No outro jogo da noite, Bellucci saiu na frente contra o italiano Fognini, mas levou a virada e perdeu por 6/7 (5), 7/5 e 6/2. No primeiro set, o brasileiro viu Fognini abrir 5 a 2, mas foi buscar e levou para o tie-break, fechando por 7 a 5, após erro do italiano. Apoiado pela torcida, saiu na frente no segundo set e abriu 4 a 0. Mas o ex-número 13 do mundo ressurgiu. Depois de receber atendimento médico, quebrou o saque do brasileiro três vezes e fechou por 7/5. Abatido, Bellucci sofreu a derrota no terceiro por 6/2.

O próximo adversário do italiano será o norte-americano Tennys Sandgren, 60º, que venceu o espanhol Roberto Carballes Baena por 4/6, 6/1 e 4/3 (retirada). Fognini nunca enfrentou Sandgren, que chamou a atenção no início do ano, quando alcançou as quartas de final do Aberto da Austrália.

“Saio frustrado porque estava bem perto da vitória e deixei escapar. Fiquei a dois pontos de ganhar o jogo, talvez no 4 a 0 tenha tirado um pouco o pé, e ele foi para o tudo ou nada e acertou as bolas. Não era o que eu queria, mas também estava jogando com um top 20, talvez um dos um dos melhores do saibro”, disse Bellucci.

Quem teve um dia bem positivo foi o espanhol Fernando Verdasco, que joga pela primeira vez o Rio Open. O ex-número 7 do mundo e cabeça de chave 8 venceu nas simples e nas duplas. Primeiro ele eliminou o argentino Leonardo Mayer por 6/2, 3/6 e 6/3. Mais tarde, nas duplas, ao lado do compatriota David Marrero, venceu o brasileiro Marcelo Demoliner e o francês Gael Monfils por 1/6, 6/1 e 10/5. Verdasco e Marrero entraram na chave após desistência do espanhol Pablo Carreño Busta e do uruguaio Pablo Cuevas, campeões da última edição.

O brasileiro Rogério Dutra Silva foi derrotado pelo espanhol Albert Ramos Vinolas por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4. Semifinalista no ano passado, Vinolas, 19º do mundo, enfrentará na próxima rodada o chileno Nicolas Jarry, 94º, que eliminou o espanhol Guillermo Garcia Lopez por 6/3 e 7/6 (3).

Já o português Gastão Elias garantiu um lugar na chave de última hora, após a desistência do francês Corentin Moutet, com problema no joelho direito, e avançou à segunda rodada com a vitória sobre o argentino Guido Pella, vice-campeão da edição 2016, por 6/4, 5/7 e 7/5.

Veja tudo sobre o maior torneio de tênis da América do Sul em www.rioopen.com