Jovens de projetos sociais vivem dia especial nas quadras do Rio Open
O primeiro dia de disputas do Rio Open apresentado pela Claro foi especial para jovens de projetos sociais apoiados pelo torneio. Tenistas de 11 a 23 anos disputaram as finais do Torneio Winners nas quadras por onde já passaram nomes como do espanhol Rafael Nadal, do austríaco Dominic Thiem e do croata Marin Cilic. Um desses jovens tenistas a brilhar nesta segunda-feira foi Tamara Mariano, de 18 anos. A garota de Cruzada São Sebastião, zona sul do Rio, foi campeã da categoria de 15 a 18 anos. Tamara está sendo dublê da atriz Erika Januza, que vive uma tenista na novela “Amor de Mãe”, da Rede Globo. Os campeões receberam os troféus das mãos do uruguaio Pablo Cuevas, campeão do Rio Open 2016.
Tamara disputa o Torneio Winners e trabalha como boleira desde a primeira edição, em 2014. Estava na quadra quando Thiem foi campeão, em 2017. “Já me sinto em casa aqui. É uma experiência que levarei para toda vida, estar dentro de um evento grandioso. Muitos gostariam de estar no meu lugar, por isso tento aproveitar cada momento”, disse a jovem, que precisou cortar o cabelo bem curto para ser a dublê de Erika Januza. “No começo das gravações fiquei bem nervosa, mas agora já acostumei. Onde moro brincam que eu fiquei famosa”, disse Tamara, que está se preparando para entrar na faculdade de Educação Física, mas também sonha em estudar moda.
O Rio Open apoia iniciativas sociais e acredita no poder transformador através do esporte. O Torneio Winners é voltado para as crianças e jovens que frequentam os projetos Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa, Arremessar para o Futuro, Escolinha de Tênis Fabiano de Paula e Fundetennis, parceiros da competição, além do Núcleo Esportivo Rio Open. A fase classificatória contou com a participação de 85 jovens. Cada projeto receberá um voucher para uma semana de treinamento na IMG Academy, nos Estados Unidos, referência mundial em centros de tênis. Além disso, dois sorteados ganharão uma bolsa de Ensino Médio no Curso e Escola SEI.
Os jovens também ganham ingressos para assistir às partidas do Rio Open, e alguns deles trabalham como boleiros. Além disso, 17 deles foram treinados para atuar nas áreas de Controle de acessos, Alimentação e Bebidas, Entretenimento, Tecnologia, Vestiário, Logística e Merchandising.
Resultados:
Categoria 11 e 12 anos masculino
Campeão: Giuseppe Motta (Tênis na Lagoa) – 8/6
Vice: Nicholas Azevedo (Tênis na Lagoa)
Categoria 13 e 14 anos masculino
Campeão: Valter Albuquerque (Escolinha Fabiano de Paula) – 8/4
Vice: Antônio Vitor Monteiro (Tênis na Lagoa)
Categoria 15 e 16 anos masculino
Campeão: Fernando Mendonça (Tênis na Lagoa) – 8/5
Vice: João Torres (Escolinha Fabiano de Paula) –
Categoria 17 a 23 anos masculino
Campeão: Christian Torres (Escolinha Fabiano de Paula) – 8/5
Vice: José Santos (Tênis na Lagoa)
Categoria 11 a 14 anos feminino
Campeã: Thaís Augusto (Arremessar para o Futuro) – 8/3
Vice: Giovanna Sampaio (Tênis na Lagoa)
Categoria 15 a 18 anos feminino
Campeã: Tamara Mariano (Tênis na Lagoa) – 8/2
Vice: Maria Eduarda Gomes (Tênis na Lagoa)