João Fonseca bate sensação francesa e faz história no Rio Open

O carioca João Fonseca cravou seu nome história no Rio Open apresentado pela Claro e conquistou a primeira vitória em um torneio ATP aos 17 anos, superando o francês Arthur Fils, cabeça de chave número 7, para se tornar o primeiro tenista nascido a partir de 2006 a vencer uma partida na elite do tênis profissional.

Tenista com uma relação especial com o ATP 500 carioca, onde já esteve como espectador e como sparring, Fonseca conseguiu já em sua segunda participação na chave de simples vencer jogando em casa, chamando o apoio da torcida para derrubar o número 36 do mundo.

No primeiro set, Fonseca quebrou três vezes o serviço de Fils e aplicou um ‘pneu’, vencendo os seis games da parcial de forma contundente. Ele se tornou o primeiro tenista brasileiro a vencer um set por 6/0 na chave de simples do Rio Open.

Fils conseguiu evitar a quebra no primeiro game do segundo set, mas Fonseca pressionou o francês nos três primeiros games de saque dele, até conseguir a quebra no sétimo game. Ao sacar para o jogo em 5/4, João chamou o apoio da torcida, sacou bem e fechou o jogo no segundo match point.

“Estou muito feliz! Não poderia ser melhor conseguir minha primeira vitória a 10 minutos da minha casa, com todos os meus amigos e toda a minha família assistindo. É muito especial e vamos por mais na segunda rodada”, disse o jovem brasileiro.

“Nos últimos meses eu estava focado em meu progresso e este é o resultado. Estou muito mais maduro e aqui é onde eu pertenço. Quero estar nesses grandes estádios!”, completou.

Fils reconheceu a superioridade de João Fonseca na partida enquanto ainda tentava entender a forma como foi derrotado pelo carioca e fez elogios ao jogo e ao potencial que o novato tem para crescer no circuito.

“Não sei o que aconteceu no jogo. Ele jogou muito bem, batendo muito forte na bola e estava difícil controlar a bola. Talvez eu tenha começado um pouco lento, mas eu sabia que seria um jogo certamente difícil”, disse Fils.

“Ele é um grande jogador e eu tentei o meu melhor, mas ele estava jogando muito bem. Parabéns a ele por ter feito um grande trabalho. Ele fez tudo bem hoje, não teve nenhuma fraqueza. Eu tentei em seu forehand e em seu backhand e ele devolvia todas. É um grande jogador, com um grande futuro pela frente”, acrescentou.

O adversário de Fonseca na segunda rodada será o chileno Cristian Garin, campeão do Rio Open em 2020. A classificação do carioca garante quatro representantes brasileiros nas oitavas de final do maior torneio da América do Sul pela primeira vez, com ele se juntando a Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e Thiago Wild.