Com resultados impressionantes no mundo do tênis, o espanhol Carlos Alcaraz, de 16 anos, vai jogar a chave principal de um ATP 500 pela primeira vez. E espera aproveitar a oportunidade para ganhar mais experiência no início de sua carreira.
“Joguei em Barcelona no ano passado (derrota na primeira rodada do qualifying), mas estava muito nervoso, e isso me atrapalhou porque os outros jogadores são mais experientes e levam vantagem. Dessa vez espero lidar melhor e aprender com essa oportunidade”, disse o adolescente, que recebeu convite da organização e é o mais jovem tenista a disputar o Rio Open.
Alcaraz conseguiu seu primeiro ponto no ranking da ATP aos 14 anos e 9 meses, e tornou-se o tenista mais jovem do top 500 – é o atual 407º. Treinado pelo espanhol Juan Carlos Ferrero, ex-número um do mundo, ainda precisa conciliar a vida de estudante com a de tenista. “É difícil ter uma vida normal de um garoto da minha idade, então estudo a distância, não posso sair sempre com meus amigos, mas quero ser tenista profissional e sei que tenho que fazer sacrifícios para atingir meus objetivos”.
Ter ao lado um técnico como Ferrero, que conquistou Roland Garros, é um diferencial para o jovem. “Ele viveu coisas em quadra, tem muita experiência. Me passa tudo, e acho que tenho sorte de poder aprender com ele”, disse Alcaraz, que venceu dois torneios Futures nesta temporada.