Maria Esther Bueno Cup reúne promessas do tênis brasileiro em SP e dá convite para o Rio Open
A Maria Esther Bueno Cup, torneio que reúne oito jovens promissores do tênis brasileiro , está de volta a São Paulo, para a disputa de um convite para o maior torneio de tênis da América do Sul, o Rio Open. O evento acontecerá de 26 de novembro a 1 de dezembro na Sociedade Harmonia de Tênis.
Nomeada em homenagem à maior tenista brasileira da história, campeã de 19 Grand Slams, e disputada em seu clube e cidade natal, a Maria Esther Bueno Cup é uma iniciativa do Rio Open para incentivar a nova geração do tênis nacional, dando a um deles a chance de disputar a chave principal de um ATP 500 e ao vice-campeão uma vaga no qualifying. O Rio Open acontece entre 15 e 23 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, e já tem o número 5 do mundo, o austríaco Dominic Thiem, e o croata Borna Coric, a novidade do torneio e integrante da nova geração do tênis, confirmados no seu line-up.
Os jogadores classificados para a Maria Esther Bueno Cup são: Thiago Wild (19), Orlando Luz (21), Felipe Meligeni Alves (21), Rafael Matos (23), Gilbert Klier (19), João Lucas Reis (19), Matheus Pucinelli (18) e Lucas Koelle (21). Os critérios de seleção do torneio consistem em: brasileiros com até 23 anos completos em 31 de dezembro de 2019; as seis primeiras vagas foram definidas pela melhor posição no ranking da ATP; a sétima, de Matheus Pucinelli, foi pelo ranking juvenil da ITF; e a oitava é um convite da Sociedade Harmonia de Tênis, dado a Lucas Koelle.
Sete dos oito classificados voltam da primeira edição, com Pucinelli sendo a novidade. Dos participantes que retornam, seis melhoraram seus rankings em comparação ao ano passado, com destaque para Thiago Wild, atual campeão do torneio. O paranaense é o melhor ranqueado da competição, ocupando a 215ª posição após a conquista do seu primeiro título de Challenger em Guayaquil na última semana. Orlando Luz também compõe o grupo dos 300 melhores tenistas do mundo, na 294ª posição, subindo quase 100 posições nesta temporada. Outra grande melhora de ranking foi de Gilbert Klier, que está em sua primeira temporada no circuito profissional e subiu mais de 900 posições desde a disputa da Maria Esther Bueno Cup.
O formato da competição consiste em dois grupos com quatro jogadores cada jogando entre si, como no ATP Finals e ATP NextGen. De terça a sexta, com jogos a partir das 18h, serão realizados os jogos da fase de grupos, com as semifinais entre o primeiro e o segundo de cada grupo sendo disputada no sábado e a grande final no domingo, ambos os dias a partir das 12h. As partidas serão em melhor de três sets, com match tie-break (até 10 pontos) decidindo a terceira parcial.
Para acompanhar a competição, o público poderá acessar tudus.com.br para solicitar ingressos gratuitos, em quantidades limitadas por CPF, por ordem de inscrição. Os tickets estarão disponíveis em breve.
A Maria Esther Bueno Cup é uma promoção da IMM com realização do ICT.