Quatro jogos dão início à Maria Esther Bueno Cup no Rio de Janeiro Country Club

Quatro jogos marcaram nesta quarta-feira o início da Maria Esther Bueno Cup, no Rio de Janeiro Country Club. Oito brasileiros, promessas de até 24 anos, disputam a competição em busca dos cobiçados convites na chave principal e no qualifying do Rio Open.  Divididos em dois grupos de quatro, onde todos jogam contra todos, os tenistas Gustavo Heide, Eduardo Ribeiro, Pedro Boscardin e  saíram na frente nesta fase classificatória.

Heide começou perdendo por 4×1 para Mateus Alves, mas virou o jogo e ganhou por 7/5 6/4.

“No começo não entrei tão intenso, acho porque fiquei pensando na importância de vencer o primeiro jogo em um torneio de fase de grupos, mesmo sabendo que não é decisivo, é um primeiro passo para chegar na semifinal”, explicou Gustavo Heide.

Na quadra central, Thiago Wild iniciou a partida com muita intensidade, vencendo o primeiro set por 6/1. Mas não manteve o ritmo forte e Eduardo Ribeiro virou o jogo, com 7/5 e 10/4.

“Feliz com a Vitória porque sabia que seria um jogo difícil, mas depois do primeiro set consegui me organizar. Mas tudo pode acontecer ainda, concentrar bem para as próximas batalhas”, disse Ribeiro.

Pedro Boscardin também venceu o juvenil convidado Gustavo Almeida por duplo 6/4.

 a promessa de 16 anos, João Fonseca, tenista do clube e campeão da Davis Cup Jr, protagonizou a última partida do dia, levantando a torcida ao virar um placar de 5/9 no super tie-break para vencer João Lucas Reis, principal favorito, com parciais de 6/3 3/6 e 15/13.

” Foi um jogo cheio de emoção. Estou muito feliz com a vitória em casa. É muito especial para mim ganhar nesta primeira rodada do cabeça 1. Com certeza ter jogado em casa fez a diferença. A torcida me ajudou muito. Minha família, todos os meus amigos que me acompanham desde pequeno. Agora é seguir firme que amanhã tem mais. Conheço bem o Thiago(Wild), tenho treinado com ele nas últimas semanas e a expectativa é de mais um jogo duro”, comentou Fonseca.

Os dois melhores classificados nos grupos Daniel Azulay e Alex Haegler após as três rodadas, disputam a semifinal no sábado, e os vencedores, a grande final no domingo. No final de semana, os jogos acontecem às 12 horas. Os principais jogos tem transmissão ao vivo pelo site www.rioopen.com

Nomeada em homenagem à maior tenista brasileira da história, campeã de 19 Grand Slams, a Maria Esther Bueno Cup é uma iniciativa do Rio Open para incentivar a nova geração do tênis nacional. O campeão da competição recebe um convite na chave principal do ATP 500 brasileiro, enquanto o vice-campeão se garante no qualifying. O Rio Open acontecerá entre os dias 18 e 26 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro e já tem o número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, e o número 3, Casper Ruud, confirmados no line-up.