Rafael Matos é convidado para chave principal de duplas da 10a edição do Rio Open
O ano de 2023 não foi marcante para Rafael Matos somente pelo título de Grand Slam, mas também por ter registrado a sua melhor posição no ranking de duplas da ATP: 26º lugar, no dia 6 de fevereiro. Essa destacada posição foi resultado direto da excelente temporada de 2022 do tenista gaúcho, que contou com nada menos do que 5 títulos de ATP: em Sofia (Bulgária), Bastad (Suécia), Mallorca (Espanha) e Marrakech (Marrocos), sempre na companhia do espanhol David Vega Hernández, e em Santiago (Chile), na parceria do compatriota Felipe Meligeni Alves. Em 2021, também com Felipe Meligeni Alves, venceu em Córdoba (Argentina). Hoje, aos 28 anos, Rafael Matos ocupa a 57ª colocação no ranking mundial.
O outro brasileiro já confirmado na chave principal de duplas do Rio Open 2024 é o ex-número 1 da ATP Marcelo Melo, que jogará com o holandês Matwe Middelkoop. A competição ainda receberá duplas de destaque no circuito como Rajeev Ram (EUA) e Joe Salisbury (GBR), que também já ocuparam o topo do ranking da ATP, e os atuais campeões Maximo Gonzalez (ARG) e Andres Molteni (ARG).
João Lucas Reis recebe Wild Card para o Qualifying de simples
O pernambucano João Lucas Reis recebeu o convite para disputar a chave de simples do Qualifying. Com sede no Jockey Club Brasileiro, o Qualifying ocorre no fim de semana dos dias 17 e 18 de fevereiro, com entrada gratuita.
Aos 23 anos, João Lucas Reis é o atual 310 do ranking de simples da ATP, sendo sua melhor posição a de número 259, alcançada a 8 de maio de 2023, logo após ser finalista do Challenger de Coquimbo (Chile). Ainda em 2023, o tenista realizou boa campanha na Maria Esther Bueno Cup, caindo na semifinal. Entre os seus títulos de simples, João Lucas Reis conquistou o bicampeonato do M15 de Cancún (México) da ITF, em 2019 e 2020, e o M25 Brazil F4 Futures, em 2018.
João Lucas Reis é o terceiro brasileiro confirmado para o Qualifying do Rio Open 2024, se juntando a Thiago Monteiro e Gilbert Klier. Ao todo, o Qualifying de simples inclui 16 tenistas e distribui 4 vagas para a chave principal do torneio, que já conta com os brasileiros Thiago Wild, Gustavo Heide e João Fonseca e grandes estrelas como Carlos Alcaraz (ESP), Marin Cilic (CRO), Cameron Norrie (GBR), Arthur Fils (FRA) e Stan Wawrinka (SUI).
RESGATE DE INGRESSOS E ENTRADA GRATUITA
A entrada para os jogos do Qualifying será gratuita. Para resgatar a entrada, os interessados devem participar do cadastro de ingresso no dia 14 de fevereiro, a partir das 11h, em https://www.eventim.com.br/rioopenqualifying. Os ingressos são gratuitos, limitados e sujeitos à disponibilidade, com limite de duas entradas por CPF.
O Qualifying dá quatro vagas na chave principal de simples do Rio Open e uma na chave de duplas. Os jogos terão início às 16h, com a abertura dos portões acontecendo às 15h.
Sobre o Rio Open:
O Rio Open 2024 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, Black Princess, Engie, Betway, Emirates e Herbíssimo. Também com as empresas Rolex, KIA, B3, EMS, Star+,Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, New Holland, RedeDor, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Cremer, Shopping Leblon, ALLOS e Grey Goose.
A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.
O evento conta ainda com parceria do Jockey Club Brasileiro e Prefeitura do Rio.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. A Lei de Incentivo ao Esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento e inclusão social que ajuda a levar a prática esportiva ao cidadão por todo o estado do Rio.
O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.