Rio Open 2017

Voltar

A quarta edição do Rio Open contou com 9 quadras – quatro quadras de jogo e cinco de treino –, público de 45.000 pessoas, transmissão internacional para 120 países, além de uma premiação de US$ 1,4 milhões. O torneio teve a participação de 50 tenistas de 22 países, seis deles do Top 30 ATP e dois do Top 10, que disputaram um total de 46 partidas (31 disputas de simples e 15 de duplas). A edição trouxe grandes nomes do circuito mundial de tênis, tendo destaque para o japonês Kei Nishikori, 5º colocado na classificação da ATP, o austríaco Dominic Thiem, 8º, e os dois últimos campeões do torneio, o espanhol David Ferrer, 21º (campeão em simples em 2015), e o uruguaio Pablo Cuevas, 22º (campeão em simples em 2016). Além do torneio, o evento contou com ações de relacionamento com o público presente tais como shows de música, clínicas de tênis, sessões de autógrafos, Kids Day e o Torneio Winners, além de arrecadar 54 raquetes doadas pelo públicos, destinadas aos projetos sociais apoiados pelo Rio Open (Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa, Tênis Solidário, Escolinha de Tênis Fabiano de Paula e Arremessar para o Futuro).

 

A disputa do Winners reuniu 110 crianças de cinco projetos sociais, disputando cinco categorias masculinas (até 10 anos, 12, 14, 16 e de 17 a 23) e uma feminina (até 26). O prêmio, uma passagem para os Estados Unidos no segundo semestre de 2017 para uma semana de treinos na IMG Academy com todas as despesas pagas, foi sorteado entre os vencedores de cada categoria e o ganhador foi o jovem Cauã Paulino, de 12 anos, que recebeu o prêmio das mãos da tenista Teliana Pereira e do Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha. Além de Cauã, outras cinco crianças, indicadas pelos projetos das quais fazem parte, foram contempladas com o prêmio. Durante a premiação houve também a entrega de um cheque de 15 mil dólares doado pelo programa ATP Aces For Charity para ser dividido entre os projetos sociais apoiados pelo Rio Open no ano de 2016, Tênis Para Todos, Tênis na Lagoa, Tênis Solidário e Escolinha de Tênis Fabiano de Paula. O Rio Open foi um dos quatro torneios selecionados pela ATP Aces For Charity para receber o apoio financeiro, iniciativa global voltada às comunidades onde são realizados os eventos da ATP World Tour.

“O jogo de tênis é como uma escada rolante, está sempre andando para cima. Como o jogo evolui, você deve ficar atento às mudanças.”

Brad Gilbert


Skip to content