Rio Open 2020

Voltar

O Rio Open 2020, foi a sétima edição do torneio de tênis, que ocorreu entre os dias 15 e 23 de fevereiro de 2020, no Jockey Club Brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro.

O torneio teve a participação de 63 atletas profissionais, de 21 países disputando os jogos da chave simples e chave duplas. O Rio Open 2020 é uma etapa da ATP World Tour 500, sendo um dos mais importantes torneios de tênis do mundo e o mais importante da América do Sul.

Durante o torneio foi realizado um total de 61 jogos de altíssimo nível, divididos entre o Qualificatório que ocorreu entre os dias 15 e 16 de fevereiro de 2020, e a chave principal nos dias 17 a 23 de fevereiro de 2020.

O evento contou com um público de aproximadamente 50 mil pessoas que curtiram dias de muita emoção e adrenalina e puderam desfrutar de um evento de padrão internacional.

O Rio Open 2020 teve a participação do jogador Dominic Thiem, atleta inquestionável do tênis mundial, iniciando o torneio na 4° posição do ranking ATP, bem como a presença de outros jogadores ilustres como: Borna Coric, Fernando Verdasco, os brasileiros Thiago Wild, Marcelo Melo e Thiago Monteiro.

 

Também recebeu o jogador mais novo do circuito do tênis, o atleta espanhol Carlos Alcaraz, com apenas 16 anos, que demonstrou ser um jogador de alto nível mesmo com pouca idade. Alcaraz se tornou o atleta mais jovem a avançar em um torneio ATP 500, e a entrou para os indicadores do torneio, pois, venceu a segunda partida mais longa de todas as edições do Rio Open. A partida entre Carlos Alcaraz e Ramos-Vinolas, teve a duração de 3h36, terminando quase as 3h da madrugada.

 

O torneio iniciou já realizando grandes feitos na chave principal. A partida entre Thiago Wild e David Fokina, foi a mais longa das sete edições. Thiago Wild derrotou Fokina de virada por 5/7, 7/6 (3) e 7/5, em uma partida que teve duração de 3h50, salvando 3 match point.

Outro feito inédito do torneio foi à estreia do sistema de revisão eletrônica de jogadas em um ATP. Com a utilização do sistema os jogadores puderam pedir o desafio de forma ilimitada e os árbitros de cadeira não precisavam deixar seu lugar para verificar a marca da bola na quadra.

 

Os grandes ganhadores da sétima edição do Rio Open foram Christian Garin no simples, Marcel Granollers e Horacio Zeballos na dupla.

O torneio Rio Open 2020 foi organizado pelo Instituto Carioca de Tênis e promovido pela IMM Esportes e Entretenimento, e foi patrocinado pela Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Também tiveram outros patrocinadores como: Santander, Engie, Deloitte, Credit Suisse, HDI Seguros, Copagaz, Sherwin-Williams, Booking.com, Motorola e Qualicorp.

“O jogo de tênis é como uma escada rolante, está sempre andando para cima. Como o jogo evolui, você deve ficar atento às mudanças.”

Brad Gilbert


Skip to content