Rio Open 2024

Voltar

O Rio Open 2024 teve a participação de 73 atletas profissionais, sendo 61 na chave principal, e os demais no qualificatório. Ao todo foram 19 países disputando os jogos da chave simples e chave duplas. O Rio Open 2024 é uma etapa da ATP World Tour 500, sendo um dos mais importantes torneios de tênis do mundo e o mais importante da América do Sul. Foram realizados o total de 61 jogos no torneio de altíssimo nível, divididos entre:

  • 12 qualificatório simples;
  • 3 qualificatório duplas;
  • 31 chave principal simples;
  • 15 chave principal duplas;

Onde o qualificatório ocorreu nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2024, e a chave principal nos dias 19 a 25 de fevereiro de 2024. O evento contou com um público de aproximadamente 66 mil pessoas que curtiram dias de muita emoção e adrenalina e puderam desfrutar de um evento de padrão internacional. Cinco brasileiros disputaram a chave principal: Felipe Meligeni, Thiago Monteiro, Thiago Wild, Gustavo Heide e João Fonseca. Sendo que três tenistas do país alcançaram as quartas de final – João Fonseca, Thiago Monteiro e Thiago Wild, impulsionando suas carreiras e fomentando o tênis como esporte no Brasil.

O torneio teve como campeão o argentino Sebastian Baez, que jogou contra seu compatriota Mariano Navone. Na primeira final entre dois tenistas de um mesmo país na história do torneio, Sebastian Baez teve uma atuação irrepreensível diante do compatriota Mariano Navone para vencer por 2 sets 0, com 6/2 e 6/1, em 1h22, e levantar o troféu do Rio Open, o sétimo dele na carreira aos 23 anos.

Na premiação realizada na Quadra Guga Kuerten, onde recebeu o troféu de campeão justamente das mãos de Gustavo Kuerten, Baez disse ser especial poder conquistar o seu primeiro ATP 500 justamente no Brasil. “Agradeço à organização, aos boleiros, a todas as pessoas do torneio, que são muito amáveis e gostei muito dessa semana. Esse torneio que sempre gostei muito de participar, um evento que eu via pela TV com muita admiração, me alegra muito”, disse Baez, antes de arriscar algumas palavras em português. “Quero dizer: muito obrigado, galera! Eu amo o Brasil!”.

Nas duplas, tivemos o primeiro tenista brasileiro como campeão, Rafael Matos ao lado do colombiano Nicolas Barrientos, e o vice-campeonato ficou com os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler.

Matos e Barrientos enfrentaram na final a experiente dupla formada pelos austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, em 1h32 de partida. Após a conquista do maior título da carreira, o primeiro em um ATP 500, Matos lembrou dos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo, destacou as portas que eles abriram nas duplas e se declarou ao Rio Open. “Jogar em casa é incrível, jogar com toda a torcida, a energia que essa galera tem é inexplicável, esse torneio não tem explicação, toda a organização, tudo. Jogamos muito bem, final é jogo tenso sempre, mas acho que a gente se saiu bem com as emoções e conseguiu fazer o que a gente queria”, disse Matos.

O Rio Open 2024 apoiou vários projetos sociais como Escolinha de Tênis Fabiano de Paula, Escola Fernando Azevedo, Nero, Play Life, Instituto Futuro Bom, Sacando para o Futuro e Tênis na Lagoa, fazendo com que crianças e adolescentes participassem do evento, interagindo com o mundo do tênis. O projeto ofereceu um espaço para a convivência entre diferentes culturas, classes sociais e gêneros, fomentando a integração e o respeito à diversidade. No tocante a acessibilidade, o Rio Open 2024 garantiu a acessibilidade às pessoas com deficiência e idosos. Foram garantidos no evento todos os critérios da Lei Federal n°10.098/2000, do Decreto n°6.180/2007, disponibilizando rampas com corrimão de acesso, banheiro com portas largas e espaço ampliado, lugares específicos em arquibancadas, estacionamento e carrinhos de elétricos para locomoção das prioridades.

“O jogo de tênis é como uma escada rolante, está sempre andando para cima. Como o jogo evolui, você deve ficar atento às mudanças.”

Brad Gilbert


Skip to content