Rio Open reúne tops do tênis, shows, arte, loja oficial e boa gastronomia
Já começou a contagem regressiva para o maior torneio de tênis da América do Sul. Em sua quinta edição, o Rio Open deve receber 50 mil pessoas, de 19 a 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro. Apelidado carinhosamente de “Grand Slam” brasileiro, o evento conta uma programação completa de música, com shows de bandas como Bossacucanova, Rodrigo Santos & os Lenhadores, além do ator e cantor André Frateschi. Alta gastronomia com pratos exclusivos e chefs renomados como Claude Troisgros e Pedro Benoliel. Serão 10 mil m2 de área com bons restaurantes, bares e food trucks e um dos locais mais disputados do torneio que é a Praça Rio Open. O espaço ainda conta com um super bar da Stella Artois, com cerveja gelada, telão gigante para acompanhar os jogos e ainda uma belíssima vista para o Cristo. A novidade para este ano é o Drink Bar. O público ainda encontra na loja oficial – a La Boutique – variedade de produtos, contemplando todas as gerações de admiradores do tênis. Carlos Vergara, um dos maiores artistas brasileiros, assina o pôster oficial do torneio e pelo primeiro ano, teremos uma exposição de jovens artistas no espaço Rio Open Arte.
Para 2018, o público verá a estreia de dois grandes jogadores do circuito mundial: o croata Marin Cilic, terceiro colocado no ranking mundial e finalista do Australian Open, e o francês Gael Monfils, um dos jogadores mais carismáticos do circuito. Eles se juntam ao austríaco Dominic Thiem, atual campeão do maior torneio da América do Sul e o espanhol Pablo Carreño Busta. O evento também confirmou os brasileiros Rogério Dutra Silva e Thomaz Bellucci. Nas duplas, Marcelo Melo, número um do mundo e Bruno Soares, já estão confirmados.
“O Rio Open é experiência. Vai muito além do tênis. São diversos pilares que tornam o torneio completo com música, arte e gastronomia. Temos uma área com 10mil m², o Leblon Boulevard, que oferece uma variedade de comida e a participação de chefs renomados. A loja com itens oficiais – La Boutique – vai para o segundo ano com produtos que estão fazendo muito sucesso. O chapéu Rio Open e as ID Bags, por exemplo, caíram na graça das cariocas. O pôster oficial do torneio, criado pelo renomado Carlos Vergara, ainda rendeu itens muito legais e exclusivos como o caderninho e as camisas. Para completar, ainda teremos o Rio Open Arte com o trabalho de jovens artistas do cenário contemporâneo” , declara Márcia Casz, diretora de Esportes da IMM e responsável pela organização do Rio Open.
Mais sobre a experiência completa no Rio Open:
Música
Durante quatro dias haverá shows. O ator e cantor André Frateschi, grande campeão do programa Popstar, da TV Globo, se apresenta no dia 24 (sábado). Além dele, estão confirmados Rodrigo Santos & Os Lenhadores no dia 20; o grupo carioca Blue Beetles, que revisita clássicos dos Beatles no dia 22 (quinta-feira); e o grupo BossaCucaNova que esquenta o clima para a decisão, no domingo (25), com seu toque contemporâneo à MPB, ao samba e à bossa nova. Valentina Francisco, sensação do último The Voice Kids, irá cantar o hino nacional na abertura e encerramento do evento.
Gastronomia
O público encontrará diversas opções desde o aconchegante Bistro Rosita, o Benkei, para os amantes de comida japonesa, as variedades do food truck Cogu, os famosos sanduíches Geneal, as delícias argentinas do Las Empanadas, Sorvete Itália, La Fruteria, Cinemark, e a Cafeteria da tradicional marca Orfeu. Quem também está presente novamente no Rio Open é o jovem e talentoso Pedro Benoliel, que comandará o B Experience. O chef desenvolveu especialmente três tipos de hambúrguer. O cardápio feito por Claude Troigros e seu filho Thomas contará com deliciosos pratos como as éclairs salgadas.
Praça Rio Open
Um dos locais mais disputados do torneio é a Praça Rio Open, que conta com um super bar da Stella Artois, com cerveja gelada, telão gigante para acompanhar os jogos e ainda uma belíssima vista para o Cristo. A novidade para este ano é o Drink Bar, que fica ao lado do Rio Open Arte. Os fãs do tênis poderão acompanhar a exposição de artistas que vem despontando no cenário da arte contemporânea nacional, provando uma das criações preparadas com espumante ou vinho Lídio Carraro.
Arte
Carlos Vergara, um dos maiores artistas brasileiros, assina o pôster oficial do torneio. Vergara, que durante seu processo criativo, produziu centenas de imagens nas quadras do Jockey, também irá apresentar uma outra arte sobre o torneio, essa em 3D. Fora isso, pelo primeiro ano, teremos uma exposição de jovens artistas com fotografias, pinturas e desenhos produzidos exclusivamente para o Rio Open: o desenhista Isaias Klein, Luiz D’orey, que trabalha como assistente de Raul Mourão em Nova York, e de Vergara quando está no Rio, o fotógrafo Pedro Peracio e o artista visual e designer Thainan Castro. As peças serão leiloadas e o valor revertido para os projetos sociais apoiados pelo torneio.
Moda e recordação
A La Boutique, loja oficial do evento, oferece diversos souvenirs. Umas das peças mais fofas que foram adicionadas ao portfólio da La Boutique foram o body e o babador para bebês. Os copos e uma nova versão de canecas relembram a história do evento, trazendo os nomes dos quatro grandes campeões. Há ainda canetas, lápis, squeeze, cangas, lanyard (cordão para pescoço) e toalhas com o selo oficial do evento. O pôster de 2018, desenhado pelo renomado artista plástico Carlos Vergara, estará em camisetas e caderninhos. A toalha, a mesma usada pelos jogadores, é o item mais procurado. Sem contar que a FILA também desenvolve uma coleção exclusiva Rio Open, que só é vendida durante o torneio.
Exclusividade
Os convidados do Rio Open, cerca de 1000 pessoas por dia, vão se surpreender com o Corcovado Club, espaço VIP projetado com o que há de mais refinado em decoração, gastronomia e arte. Seguindo a tendência dos torneios internacionais, a área foi idealizada pelo cenógrafo Abel Gomes, da P&G Cenografia, empresa que assina o cenário dos eventos mais expressivos do Brasil. A decoração da conceituada dupla Ana Luiza Jardim e Tina Pessoa de Queiroz. A mobília do espaço contará com a sofisticação da Breton, que para 2018 trará peças da coleção assinada pelo estilista Reinaldo Lourenço. Para acompanhar a comida no espaço gastronômico do Corcovado Club, o público VIP pode desfrutar do bar Stella Artois, as bebidas da vinícola Lidio Carraro e café Orfeu. Além das oportunidades de negócios e relacionamento, o espaço conta com o acesso exclusivo para a quadra central.
Social
Desde sua primeira edição, o Rio Open segue firme na plataforma social. Em 2018 são 5 projetos, todos ligados ao tênis – Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa, Tênis Solidário, Escolinha de Tênis Fabiano de Paula e Arremessar para o Futuro – parceiros da competição, além do recém inaugurado NERO – Núcleo Esportivo Rio Open. O evento realiza o Torneio Winners, uma competição voltada especialmente para as crianças e jovens que frequentam os projetos. Os integrantes dessas instituições também ganharão ingressos para assistir às partidas do Rio Open, e alguns deles farão parte da equipe de Ball Kids, os famosos “boleiros”. E uma das novidades para esse ano é que 15 jovens dos projetos trabalharão nos bastidores do evento.
Programação
Segunda-feira – 19 de fevereiro
Sessão 1 – 16h30 – Primeira rodada (simples) – 1 jogo
Sessão Noite – 19h – Primeira rodada (simples) – 2 jogos
Terça-feira – 20 de fevereiro
Sessão 1 – 16h30 – Primeira rodada (simples) – 1 jogo
Sessão Noite – 19h – Primeira rodada (simples) – 2 jogos
Quarta-feira – 21 de fevereiro
Sessão 1 – 16h30 – Segunda rodada (simples) – 1 jogo
Sessão Noite – 19h – Segunda rodada (simples) – 2 jogos
Quinta-feira – 22 de fevereiro
Sessão 1 – 16h30 – Segunda rodada (simples) – 1 jogo
Sessão Noite – 19h – Segunda rodada (simples) – 2 jogos
Sexta-feira – 23 de fevereiro
Sessão Única
15h – Quartas de final (simples)
Não antes de 17h – Quartas de final (simples)
A seguir – Quartas de final (simples)
A seguir – Quartas de final (simples)
Sábado – 24 de fevereiro
Sessão Única
17h – Semifinal (simples)
A seguir – Semifinal (simples)
A seguir – Final (duplas)
Domingo – 25 de fevereiro
Sessão Única
17h – Final (simples)