Sexta decisiva na Maria Esther Bueno Cup, no Rio de Janeiro

O segundo dia de jogos da Maria Esther Bueno Cup embolou a matemática dos grupos e a decisão dos melhores classificados para as semifinais no sábado ficou para amanhã, sexta-feira, na última rodada de classificação no Rio de Janeiro Country Club. As quatro últimas partidas começam às 18 horas e tem transmissão ao vivo pelo site www.rioopen.com

A Maria Esther Bueno Cup reúne alguns dos principais tenistas da nova geração brasileira até 24 anos e premia o campeão com uma vaga na chave principal do Rio Open e o vice-campeão com convite para o qualifying. O ATP 500 acontece de 18 a 26 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.

Grupo Daniel Azulay

A maior promessa brasileira da atualidade, João Fonseca, 16 anos, não conseguiu repetir a atuação da estreia quando venceu João Lucas Reis e perdeu para Thiago Wild em dois sets, 6/2 e 6/4. Eduardo Ribeiro ganhou a segunda partida depois de estar perdendo por 5/2 para João Lucas Reis. Recuperou o set, vencendo por 7/5 e no segundo marcou 6/2.  Ficou mais perto da classificação, mas está focado na partida de amanhã contra João Fonseca, para se garantir na semi.

“Vou descansar e focar na partida de amanhã, porque o objetivo é a tão sonhada vaga no Rio Open e para isso, tenho que vencer ainda algumas partidas.”

Grupo Alex Haegler

O mesmo aconteceu no Grupo Alex Haegler. Após perder na estreia para Gustavo Heide, o único caminho para Mateus Alves era ganhar de Pedro Boscardin , o que ele fez em dois sets, 6/4 e 6/1. 

“Eu sabia que hoje seria um jogo decisivo para o nosso grupo e praticamente uma final para mim. Sigo vivo no torneio e estou com uma expectativa boa. Agora é continuar com a mesma mentalidade, pois amanhã tem mais um jogo decisivo e tenho que fazer o meu papel”, falou Mateus.

Heide conquistou hoje sua segunda vitória na competição sobre o convidado da organização, de apenas 16 anos, Gustavo Almeida, por 6/2 e 6/1. Heide sai na frente dos adversários com duas vitórias, mas sabe que nada está decidido, pois depende dos confrontos desta sexta.

“Estou melhor a cada jogo, hoje fiz uma boa partida e estou a um passo da vaga na semifinal, mas ainda tenho um jogo duro contra o Boscardin(Pedro) e tudo pode mudar se não vencer. Então tenho que focar nesse jogo”, contou Heide.

 

Paranaense Gustavo Almeida e catarinense Pedro Boscardin batem bola com crianças de projetos sociais apoiados pelo Rio Open

O tenista Gustavo Almeida, integrante do time brasileiro que conquistou a Copa Davis Juvenil chegou mais cedo hoje e, ao lado de Pedro Boscardin, bateu bola com as crianças dos projetos sociais apoiados pelo Rio Open, Tênis na Lagoa e Escolinha Fabiano de Paula.

Almeida aproveitou para dar algumas dicas aos juvenis e respondeu as dúvidas dos meninos.

“Eu digo pra eles nunca desistirem. Mesmo que seja difícil, que falte apoio, dinheiro, não podem desistir, porque o sonho está logo ali, aconteceu comigo e pode acontecer com eles.”

Vitória Almeida, campeã do Winners, torneio realizado com alunos dos projetos sociais durante o Rio Open 2022 entendeu bem o recado. “Ele é uma inspiração para todos nós. Saiu de um projeto social no interior do Paraná, ganhou a Davis juvenil e agora está aqui tentando uma vaga no Rio Open. Faz a gente acreditar que pode chegar lá”.

Boscardin também se espantou com a qualidade do tênis da molecada que assim que aqueceram começaram a bater forte na bola. E aproveitou para dar algumas dicas aos jovens atletas.