Tenista do Time Guga, Mateus Alves recebe convite para o qualifying do Rio Open

O primeiro convite do qualifying do Rio Open apresentado pela Claro é do paulista Mateus Alves, em uma parceria do maior torneio de tênis da América do Sul e o Time Guga. O tenista de 18 anos teve ótimos resultados em torneios de ponta do circuito juvenil na última temporada. A fase classificatória do maior torneio de tênis da América do Sul acontece nos dias 16 e 17 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, com entrada franca. A chave principal terá início no dia 18 de fevereiro, com ingressos à venda a partir de R$ 30 em tudus.com.br/rioopen.

Natural de São José do Rio Preto, Alves foi semifinalista do Orange Bowl, um dos maiores torneios juvenis do mundo, em 2018. Ele também fez quartas de final no Eddie Herr, outro evento de elite. Desde o ano passado, Alves faz parte do Time Guga, uma equipe de tenistas promissores apoiada pelo ex-número 1 do mundo Gustavo Kuerten, que tem como diretor técnico o treinador mineiro, Hugo Daibert.

“Essa parceria do Rio Open com a Escola Guga é espetacular para o nosso projeto de desenvolvimento do tênis. Incentiva essa garotada como o Mateus a engatar no profissional. É uma oportunidade de ouro conviver lado a lado com os tenistas consagrados, além de um ambiente super inspirador, podendo treinar diariamente com os melhores do mundo. Poder estar em um ATP 500 começa a criar confiança de que eles podem chegar lá, ainda mais nessa idade em que é isso é algo fundamental. É aspiracional para as crianças da Escola Guga e para a garotada em geral se inspirar a jogar tênis e acreditar que qualquer um no Brasil pode estar próximo do maior torneio da América do Sul”, afirmou Guga.

Também com 18 anos, Thiago Wild recebeu um convite para a chave principal do Rio Open ao vencer a Maria Esther Bueno Cup, o primeiro torneio NextGen do Brasil.

“O Rio Open tem a missão de ajudar a base do tênis brasileiro. Não só através dos projetos sociais que apoiamos, mas também dando um impulso aos nossos melhores talentos que estão na transição do juvenil para o profissional. Além da Maria Esther Bueno Cup que organizamos no ano passado, também queremos dar uma chance a eles no quali. O Mateus mostrou no ano passado o seu potencial e esperamos que ele jogue seu melhor tênis no Rio”, disse Luiz Carvalho, Diretor do Torneio.

Além de Alves, Rogério Dutra Silva representará o Brasil no qualifying. Ainda há dois convites disponíveis. A fase classificatória também contará com grandes destaques da nova geração do tênis, como o britânico Cameron Norrie, atual número 64 do mundo, e o canadense Felix Auger-Aliassime, que venceu seu primeiro título de Challenger aos 14 anos e 7 meses de idade, um recorde.

O Rio Open terá em 2019 cinco jogadores que estão entre os 25 melhores do mundo: o vice-campeão de Roland Garros Dominic Thiem, o atual campeão Diego Schwartzman, os italianos Fabio Fognini e Marco Cecchinato e o espanhol Pablo Carreño Busta.